domingo, maio 23, 2010

Programando os estudos

As pessoas têm diferentes maneiras de estudar: algumas gostam de fazer um resumo dos pontos mais importantes, outras preferem ler a matéria em voz alta, e assim por diante. Realmente, para cada pessoa, existe um método que funciona melhor. No entanto, quando se fala sobre a frequência dos estudos, assim como sobre a forma de se preparar para eles, há alguns procedimentos que parecem auxiliar a todo mundo. Trata-se de uma programação dos estudos, ou seja, de uma forma de se organizar para facilitar a aprendizagem.

Atualmente, sabe-se que uma programação de estudos realizada desde o início do ano traz muitos benefícios, como, por exemplo: evita-se o acúmulo de matérias para estudar em véspera de prova e, com isso, a irritação e o “desespero” desse período; sobra tempo para atividades de lazer, como os esportes e encontros com os amigos; evitam-se as reclamações dos pais, que, é claro, ficam furiosos quando não veem os filhos estudando, e ainda melhora-se o desempenho nas provas.

Mas como se programar para os estudos? Mais ainda, como permanecer organizado durante o ano todo? Afinal, não adianta nada fazer uma programação e não colocá-la em prática, não é mesmo? Para quem está disposto a experimentar os benefícios do estudo organizado, seguem algumas dicas que podem ajudar:

Se possível, estabeleça um local na sua casa que seja específico para os estudos, de preferência um local arejado, tranquilo e confortável.
É muito fácil nos distrairmos com outras coisas quando estamos estudando e, por isso temos de nos programar para evitar que isso aconteça. Algumas sugestões são: não deixe a televisão ligada; feche seu MSN ou outros programas do computador que possam atrapalhá-lo; coloque seu celular no silencioso e peça a seus familiares para não o interromperem.
Estabeleça um horário durante o dia para se dedicar aos estudos. A rotina é muito importante, até para educar seu organismo, ou seja, para que ele comece a se habituar ao momento do dia em que precisa estar atento e concentrado.
Estabeleça uma ordem de matérias a estudar. Alguns preferem iniciar com as mais difíceis e outros, com as mais fáceis. Verifique o que é melhor para você! O importante é não acumular matéria e, caso isso aconteça, procure compensar no dia seguinte, evitando o acúmulo semanal ou mensal.
Faça pequenos intervalos, de 5 a 10 minutos, durante seu horário de estudos. Quando perceber que está difícil manter a atenção, saia um pouco do local e faça algo que seja agradável.
Evite exageros. O ideal é ter tempo para estudar e também para atividades de lazer. A atividade física, além de ser prazerosa, ajuda a relaxar e a manter a boa disposição.
Para quem vai fazer vestibular, seguem algumas dicas adicionais, que também podem ser úteis:

Mantenha-se informado sobre as notícias da atualidade, pois elas podem cair em redações. Leia ou assista jornais diários e fique ligado em noticiários da Net.
Procure conhecer as perguntas e respostas das provas de vestibulares anteriores para se familiarizar com os tipos de questões.
Leia os livros obrigatórios durante o ano e faça resumos sobre as principais características da obra e do autor.
Após colocar em prática sua programação de estudos, faça os ajustes que considerar necessários, de acordo com o que é melhor para você. Afinal, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para a outra. Um excelente início de ano para você e programe-se!


Juliana Gavazzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário