segunda-feira, maio 24, 2010

A Escolha da Profissão

O jovem de 17 ou 18 anos, ao decidir qual carreira seguirá, está provavelmente tomando a decisão mais difícil de sua vida até esse momento. Atualmente, com o aumento do número de cursos oferecidos, a escolha torna-se mais dolorosa ainda, sem contar que a pressão familiar pode contribuir ainda mais com a indecisão.

É importante lembrar que o jovem, nesta hora, deve primeiramente ouvir a si mesmo, equalizando sua razão e seus sentimentos.

Escolher uma profissão simplesmente porque se tem facilidade para algumas matérias no Ensino Médio pode ser um equívoco. Deve-se pensar que a vida profissional é muito diferente da vida de estudante. Fazer sua opção porque determinada carreira está em moda, descartando outras mais tradicionais por considerá-las saturadas, também pode não ser uma boa idéia, já que o mercado é muito dinâmico e a realidade, em cinco anos, será totalmente diferente.

Para minimizar esses dilemas, sugerimos que o jovem reúna o máximo possível de informações sobre a carreira que deseja seguir; elas podem ser conseguidas através de um processo de orientação vocacional/profissional, que também o ajudará a entender quais são suas características pessoais.
O jovem deve preparar-se para escolher bem e defender suas escolhas, tanto para si quanto para os outros, estando apto a enfrentar as dificuldades que encontrará. Também ajuda pensar que nenhuma escolha é definitiva. Além da possibilidade de mudar, existe a de exercer atividades diferentes depois da graduação.

Vale ainda lembrar que esta opção tão importante deve ser feita livremente das influências do meio e de acordo com a individualidade de cada um. Quando se está em uma profissão e por ela se sente uma afinidade grande, uma espécie de amor; quando o indivíduo se sente satisfeito com o que faz, ele conseqüentemente estará mais feliz. Mais feliz, satisfeito com sua profissão, buscará se aprimorar dentro dela. Aprimorando-se dentro da sua profissão e exercendo-a com prazer, garantirá o seu futuro profissional e, conseqüentemente, os ganhos pessoais serão maiores.

Esse é o equilíbrio que tanto se busca, é a partir do trabalho que o homem deixa de ser apenas mais um na sociedade para construir seu espaço dentro dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário