domingo, maio 23, 2010

Autoconhecimento e profissão

Pode até parecer estranho vincular as palavras autoconhecimento e profissão num título, mas na Era do Conhecimento é impossível falar de profissão sem falar de autoconhecimento como condição essencial, desde o momento da escolha da profissão e/ou até mesmo na reflexão que se faz quando já se é um profissional.
Por que se autoconhecer? Como isso pode fazer diferença na escolha de uma profissão? O que há de tão importante no processo de autoconhecimento que pode contribuir para a melhoria da vida profissional?

Acreditamos que há muito a descobrir acerca do assunto, e o que podemos garantir é que quanto mais soubermos sobre nós, nossos potenciais, nossas limitações, nossos desejos, nossos anseios, melhores poderemos ser no que nos propusermos a fazer.

Ao escolhermos uma profissão (ou ao pensarmos na escolha de uma), precisamos saber qual é nosso projeto de vida. O que necessitamos fazer para realizá-lo. Isso só se responde com muita dedicação e reflexão sobre si mesmo. Não se trata de tarefa fácil, e é frequente não se encontrar maduro o suficiente para responder a tais questionamentos. Mas eles são necessários.

É preciso supor como nos sentiríamos diante de situações absolutamente corriqueiras em determinadas profissões. Por exemplo: há profissões que exigem que se fale em público (professor, jornalista, advogado, vendedor e outras); no entanto, mesmo quando temos que contar algo dentro de casa, com pessoas próximas, ou, ainda, relatar um fato a alguém, temos dificuldade em organizar o pensamento, a sequência lógica dos acontecimentos e, mais que isso, ficamos aprisionados à ideia de que os outros podem estar prestando muita atenção em nós, o que nos tira completamente o chão. Sendo assim, por que escolheríamos uma profissão em que isso seria recorrente, se o dia a dia passaria a ser um incômodo?

Para descobrir isso, somente buscando autoconhecimento permanente e procurando perceber em que nos damos bem e em que temos dificuldades. Acreditar que isso um dia poderá ser superado é condição básica, desde que se procure uma ajuda. Caso contrário, o ideal é encontrar o “seu jeito de ser” e nele identificar profissões que façam sentido para você. Sem pressão, sem agressão e com a crença em que todas as profissões são necessárias para a humanidade e em que dela precisamos conhecer o máximo que pudermos, porém sem esquecermos que precisamos nos conhecer primeiro.


--------------------------------------------------------------------------------

Artigo impresso de Joseph Razouk Jr.: http://blog.educacional.com.br/joseph_razouk

Endereço do artigo:
http://blog.educacional.com.br/joseph_razouk/2010/03/12/autoconhecimento-e-profissao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário