domingo, maio 23, 2010

Carreiras do futuro

Os avanços tecnológicos e as mudanças culturais e econômicas vividas nas últimas décadas trouxeram consequências para o mercado de trabalho. Profissões que costumavam ser amplamente valorizadas, hoje, disputam espaço com novas áreas de atuação. Quem está prestes a ingressar no mercado de trabalho deve prestar atenção nessas transformações.

A pesquisa Delphi — Carreiras do Futuro, realizada este ano pelo Profuturo (Programa de Estudos do Futuro), da FIA (Fundação de Instituto de Administração), fornece um panorama interessante sobre as novas tendências do mercado de trabalho.

Os dados coletados apontam que alguns setores estarão mais ativos para atender à demanda por qualidade de vida, consciência ecológica, saúde e tecnologia, buscadas atualmente, assim como as mudanças decorrentes da globalização e do desenvolvimento tecnológico.

Áreas voltadas à biotecnologia, nanotecnologia, medicina, turismo, lazer, Internet e seus serviços (compras, comunicação, entretenimento), meio ambiente e serviços para terceira idade representarão, nos próximos anos, excelentes opções para quem deseja se destacar profissionalmente.

A Educação também será um setor promissor, uma vez que as organizações terão de investir em mão de obra qualificada, que acompanhe as inovações tecnológicas e o grau de especialização exigido por um mercado altamente competitivo.



Confira algumas profissões e áreas promissoras no mercado do futuro:

Biotecnologia — a área engloba diversos setores (como saúde, meio ambiente, agricultura e industrial) e as profissões ligadas à nanotecnologia, ao desenvolvimento de medicamentos, a alimentos, a cosméticos, aos transgênicos, à biossegurança, à engenharia genética, ao controle de pragas, entre outras. Cursos como Ciências biológicas, Biomedicina, Farmácia, Ciências agrárias também estão relacionados a tal área. Atualmente, existem cursos de graduação em Biotecnologia e diversas especializações relacionadas a ela.

Engenharia mecatrônica — a profissão está relacionada aos processos de criação, gerenciamento e controle da automação industrial, sistemas de informação, sistemas de biotecnologia. O profissional dessa área pode atuar nos setores automobilístico, petroquímico, alimentício, de embalagens, entre outros.

Engenharia ambiental — com o aumento da preocupação com as questões ambientais, a área está em ascensão. O profissional atua em projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, auxiliando empresas, indústrias e governos na elaboração de projetos de recuperação e de utilização consciente dos recursos naturais.

Design — a área é bastante abrangente e engloba moda, decoração, design de produtos, embalagens, Web e games. A Internet vem abrindo inúmeros caminhos, unindo criatividade e tecnologia.

Administração — compreende as áreas de finanças, tributação, aposentadoria, recursos humanos, marketing, tecnologia e meio ambiente. Em todas elas, o profissional da administração tem boas chances de colocação no mercado de trabalho, ajudando as mais variadas organizações no gerenciamento de processos internos, com o intuito de aumentar seu lucro e sua produtividade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário